O treino mindful pode definir-se como o uso intencional da atenção à experiência do momento presente (qualquer que seja a natureza dessa experiência: física, emocional, intelectual ou relacional), sem analisar, de modo crítico, o que estamos a experienciar. Este treino traz-nos flexibilidade e resiliência. Ajuda-nos, por exemplo, a detectar no corpo sinais precoces de ansiedade, como tensão muscular, o coração a correr, as mãos húmidas ou um aperto no estômago e oferece estratégias de regulação bastante eficazes. E, quem diz ansiedade também diz as outras emoções, com as quais ficamos mais familiarizados e mais capazes de regular.
Num modo mindful praticamos uma pesquisa curiosa, calma e receptiva de quem somos e de como nos podemos tornar mais flexíveis connosco e com os outros. Ganhamos liberdade de acção e ganhamos tempo!
Acredito que compreender o modo como o sistema nervoso ( com o seu cérebro e a mente) funciona traz uma sensação de familiaridade com o que se passa dentro de nós. Por isso, partilho conhecimentos básicos de neurociência a diversas práticas de treino da mente direccionadas aos problemas individuais de cada pessoa.
Hoje sabemos que este treino nos traz felicidade e ajuda a dar sentido à vida para além de bem-estar físico.
Esta consulta não substitui, quando necessário, a psicoterapia.