Neste livro, Norman Doidge conjuga os novos conceitos de neuroplasticidade com casos clínicos muito interessantes e novas perspectivas de actuação médica. Deixou-me a esperança de um dia poder utilizar vias não farmacológicas para ajudar algumas situações clínicas para as quais temos poucas respostas.
Ao contrario dos lasers cirúrgicos de alta potência, ou dos lasers usados na estética, cujos efeitos biológicos derivam da criação de calor, a LLLT ou fotobiomodulação (PBMT – photobiomodulation therapy) faz incidir a luz de um laser de baixa intensidade, nos tecidos, de modo a influenciar a função dos mesmos.
Infelizmente o processo de reconhecimento da utilidade do LLLT pela comunidade médica foi inicialmente prejudicado por estudos clínicos mal desenhados sem o rigor científico ou metodologia clínica correcta.
Deixei a ideia amadurecer. Li muitos artigos relacionados com o laser de baixa intensidade publicados pelo NIH (National Intitute of Health, dos EUA), fui a Inglaterra ver como uma Osteopata trabalha com o LLLT há mais de 20 anos e fiz um curso para me familiarizar com a tecnologia.
Embora ainda haja muito trabalho a fazer, como o tratamento com LLLT não tem efeitos secundários, e considerando as possíveis melhorias em situações clínicas para as quais não temos tratamentos farmacológicos eficazes, resolvi que iria introduzir esta tecnologia na minha prática médica.
Para mais informações sobre a Terapêutica consulte a página de Consultas e os Links de Fotobiomodução