Menu
Mind Full ou Mindful?

Mind Full ou Mindful?

Mindfulness, é uma prática de Atenção. É importante, por isso, compreender alguns aspectos básicos da nossa Atenção.
Podemos olhar para a Atenção como a ferramenta que a nossa mente usa para regular o fluxo de informação, e energia, a que somos expostos. Um pouco como uma lanterna que dirige o seu foco para o que nos parece relevante.

MindfulnessMedicina InternaStress

Quer estejamos conscientes ou não disso, a Atenção está sempre a ser direccionada para possíveis ameaças ou oportunidades. Por isso, encontramo-nos tantas vezes a remoer problemas sem estarmos sequer conscientes dessa actividade da mente, gastando energia e tempo.

Ora o modo de Atenção Mindful é uma prática intencional (ou seja, consciente) de prestar atenção ao que está a acontecer, enquanto acontece, de modo receptivo, e sem nos deixarmos arrastar por pré conceitos. Isto permite ter consciência, ou seja sentir de modo presente, a experiência do momento. Os pré conceitos são feitos da nossa experiência passada, das nossas crenças pessoais ou colectivas que constituem a nossa cultura. Estes pré conceitos não nos deixam muitas vezes, e sobretudo em stress, olhar para a experiência presente, com aquela sensação de frescura de quem está a olhar para as coisas pela primeira vez. Catalogamos a experiência, o que é muito útil, mas podemos com isso perder aquela capacidade de perceber que nem todas as florestas são iguais e de olhar o detalhe que as distingue. O modo de atenção mindful permite absorver mais informação sobre o que realmente está a acontecer. A sensação é a de expansão do tempo e do espaço que temos para observar, dum local de calma dentro de nós, o que está realmente a acontecer.

MInd Full ou Mindful

A meu ver, praticar este modo de usar a mente muda o relacionamento com a realidade interior de cada um de nós e com a realidade exterior (quer sejam acontecimentos ou outras pessoas), ganha-se maior flexibilidade de resposta em situações de conflito e maior capacidade de equilíbrio após momentos difíceis. Da flexibilidade que se ganha nasce a liberdade de escolha em agir, ou não, de modo automático. Podemos assim passar dum modo de reacção a um modo de resposta mais ponderada. O que ao princípio é um esforço para o cérebro torna-se, com a prática, um novo modo, mais disponível, de usar a mente. Como em toda a aprendizagem, no início, é necessário um esforço continuado para que novos circuitos neuronais se organizem. A sua manutenção é muito agradável e não requer mais tempo que o resto da nossa higiene. Os benefícios para as nossas vidas familiares, profissionais, sociais e saúde física valem o investimento e aprendizagem.

Embora seja uma prática milenar, nas últimas décadas, os efeitos físicos e mentais desta prática têm sido objecto de estudos científicos que mostram melhoria em muitos indicadores da nossa Saúde e Bem-estar.

Nos EUA existem mais de 700 centros hospitalares com clínicas de Mindfulness Stress Reduction para ajudar as pessoas com dores crónicas.

 
top